11 de jul. de 2024

TSMC prepara-se para produzir o chip A19 do iPhone 17 com testes de 2 nanómetros

 A Apple continua a trazer inovação à arquitetura do iPhone (e não só). A utilização do chip de 2 nanómetros no iPhone 17 é um salto considerável, com fabrico da TSMC. Para termos uma ideia, uma fita de ADN tem 2,5 nm de espessura.

iPhone 17 terá um chip de 2 nanómetros

O parceiro de chips da Apple está prestes a iniciar a produção experimental de chips utilizando um processo de fabrico de 2 nanómetros, em preparação para a produção do chip A19 destinado ao iPhone 17.

Desde 2022, a TSMC tem planeado produzir em massa chips utilizando um processo de 2 nanómetros até 2025. Este cronograma permitirá que o chip A19 do iPhone 17 Pro seja o primeiro do seu tipo a utilizar este processo.

Os notoriamente longos cronogramas de produção da Apple, devido à sua cadeia de fornecimento extremamente complexa, significam que as empresas que fabricam componentes precisam de trabalhar cedo para alinhar os seus processos.

Segundo um relatório de terça-feira, parece que a TSMC está a fazer exatamente isso.

De acordo com o Liberty Times via ET News, a TSMC vai iniciar a produção experimental de semicondutores de 2 nanómetros na sua fábrica em Baoshan já na próxima semana. O equipamento foi instalado na fábrica do Norte de Taiwan no segundo trimestre de 2023.

A produção experimental para o terceiro trimestre será mais cedo do que o previsto, com o mercado a esperar que o teste da TSMC ocorresse no quarto trimestre. Agora pensa-se que o cronograma acelerado visa ajudar a TSMC a alcançar uma taxa de produção estável antes de iniciar a produção em massa.

A mudança para um processo de 2 nanómetros deverá também incluir uma transição para a tecnologia gate all around (GAA), bem como a tecnologia de fornecimento de energia pelo lado traseiro (BSPR).

Espera-se que a nova tecnologia melhore o desempenho e a eficiência energética dos chips que utilizam esta técnica, o que, por sua vez, ajudará a aumentar o desempenho do A19.

A Apple está extremamente interessada em começar a produzir chips de 2 nanómetros com a TSMC. Em maio, o COO Jeff Williams visitou Taiwan para discutir a produção de 2 nanómetros, bem como o desenvolvimento de chips mais voltados para a inteligência artificial para promover a causa da Apple Intelligence.

Fonte: Pplware.

Novo site da Apple promove o Apple Watch para crianças

 É sabido que a Apple tem aumentado os serviços e funcionalidades dedicadas aos mais novos. O próprio sistema operativo está preparado desde há algum tempo para o Apple Watch ser "ajustado" às necessidades dos mais novos. Agora a Apple vai mais longe.

Imagem Apple Watch For Your Kids

Apple quer mais crianças com o Apple Watch

A Apple está a incentivar os pais a comprar um Apple Watch celular para seus filhos com uma nova campanha "Apple Watch For Your Kids", que parece ser uma reformulação mais informativa do recurso Apple Watch Family Setup que existe desde 2020.

sítio Web Apple Watch For Your Kids explica como funciona esta funcionalidade e quais são as vantagens. Um Apple Watch com telemóvel pode ser adicionado e gerido pelo iPhone de um adulto, proporcionando às crianças um dispositivo de pulso para chamadas telefónicas, mensagens de texto e localização.

A Apple apresenta o Modo Aulas, uma opção que restringe as notificações e as aplicações durante o horário escolar através do Não incomodar.

O horário escolar é definido pelos pais e adiciona um círculo amarelo visível a um Apple Watch para que os professores saibam que o dispositivo não pode ser utilizado durante as aulas.

A Apple também promove a durabilidade e a resistência à água do Apple Watch, bem como as opções de monitorização da atividade incorporadas, que incluem exercícios para crianças e prémios de atividade.

A nova funcionalidade Apple Watch For Your Kids está a ser promovida nas páginas do Apple Watch, mas a Apple ainda não atualizou o documento de apoio que orienta os pais na configuração.

Os requisitos para fornecer um Apple Watch a uma criança incluem um Series 4 ou posterior com GPS + Cellular e um plano de serviço móvel, um iPhone 6s ou posterior (para os pais), a configuração de um grupo de Partilha com a família e IDs Apple para os pais e para a criança.

Fonte: Pplware.

iOS 18 facilita a gravação de qualquer chamada telefónica e a sua transcrição para texto

 O iOS 18 vem democratizar a utilização de pequenas funcionalidades que fazem falta no iPhone e que existem há anos em apps de terceiros e noutros sistemas. A ideia da Apple é trazer estas ferramentas, mas acrescentar algo. Assim, no iOS 18 o utilizador irá facilmente poder gravar qualquer chamada telefónica e ter a sua transcrição para texto.

De facto, desde o seu lançamento, em 2007, o iPhone tem evoluído muito pouco no capítulo da app Telefone. Há vários exemplos dessa passividade, como, por exemplo, o não permitir gravar as chamadas, não permitir bloquear chamadas sem número de identificação, e só muito recentemente permite que se bloqueiem os números de telefone que são SPAM ou que o utilizador simplesmente não quer atender.

Contudo, com o iOS 18, parece que a Apple finalmente percebeu que não faz sentido não haver certas opções e traz finalmente uma nova funcionalidade muito útil relacionada com o telefone: a gravação de chamadas a partir da aplicação Telefone, que pode ser transformada numa transcrição sob comando. Existe até um componente Apple Intelligence nos iPhones compatíveis.

Gravar chamadas utilizando apenas a aplicação Telefone

A App Store tem um número infinito de opções diferentes para gravar chamadas telefónicas num iPhone, mas todas elas acabam por acrescentar fricção e complicação ao processo.

No iOS 18, a Apple elimina a necessidade de uma aplicação de terceiros e a integrar a gravação de chamadas diretamente na aplicação Telefone do sistema.

Quando estiver numa chamada no iOS 18, verá uma nova opção para iniciar uma gravação. Ao premir esse botão, a pessoa com quem está a falar será imediatamente notificada de que está a ser gravada.

O ecrã da chamada mostrará uma contagem decrescente da duração da gravação e, quando estiver concluída, poderá guardar uma transcrição para consulta posterior.

Transcrições de chamadas e resumos com o Apple Intelligence

As transcrições de chamadas são guardadas na app Notas da Apple, pelo que pode guardá-las indefinidamente ou apagá-las mais tarde.

A Apple Intelligence também tem um papel a desempenhar: em dispositivos compatíveis, como o iPhone 15 Pro e Pro Max, a app Notas também fornece um resumo da transcrição com recurso a IA.

A boa notícia para os proprietários de iPhones mais antigos é que a funcionalidade básica de transcrição de chamadas não requer Apple Intelligence, pelo que não será necessário um 15 Pro para a desbloquear - apenas o resumo da transcrição utiliza IA.

As transcrições de chamadas estarão disponíveis em idiomas e territórios selecionados aquando do lançamento do iOS 18, incluindo:

  • Inglês (EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, Índia, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura),
  • Espanhol (EUA, México, Espanha)
  • Francês (França)
  • Alemão (Alemanha)
  • Japonês (Japão)
  • Chinês mandarim (China continental, Taiwan)
  • Cantonês (China continental, Hong Kong)
  • Português (Brasil)

Aqui a dúvida é sem a Apple irá manter o desprezo ao português de Portugal!

Ainda não disponível na versão beta do iOS 18

Espera-se que a gravação de chamadas chegue na estreia do iOS 18 no outono. Não deveremos ter de esperar até uma versão posterior .1 ou .2.

No entanto, até ao momento, com o iOS 18 developer beta 3, a funcionalidade ainda não foi adicionada ao iOS 18 beta.

Fonte: Pplware.