7 de mai. de 2024

Apple estuda parceria com a startup de carros elétricos Rivian, segundo rumor


 A Apple cancelou seu projeto de carro elétrico em fevereiro deste ano, mas pode não ter desistido totalmente de entrar no mercado automotivo. A Maçã estaria planejando uma parceria com a startup Rivian, especializada em veículos eletrificados, conforme revelou o DigiTimes nesta terça-feira (7).

Citando fontes da cadeia de abastecimento, a publicação afirma que a Apple avalia a possibilidade de se associar a uma montadora atuante no segmento. Sediada em Irvine, na Califórnia (Estados Unidos), a Rivian seria a principal candidata a parceira da marca.

O rumor sugere que os 10 anos de pesquisas da Apple em veículos elétricos e sistemas de condução autônoma poderiam ser aproveitados pela startup para o desenvolvimento de um novo carro. Neste caso, a companhia cederia apenas a tecnologia, enquanto a startup ficaria por conta da fabricação.

Vale lembrar que outras parcerias chegaram a ser cogitadas antes da descontinuidade do projeto do carro da Apple, mas nenhuma delas vingou. Entre as gigantes automotivas procuradas estavam a Hyundai e a Kia.

Outras possibilidades

Como a especulação não traz muitos detalhes sobre a suposta parceria entre a Apple e a Riviannão está totalmente claro se o eventual acordo envolve realmente a reativação do projeto Apple Car. Outra possibilidade levantada é a adoção do CarPlay nos automóveis da startup.

O sistema operacional ainda não é suportado na central multimídia dos carros elétricos da Rivian, assim como o Android Auto. Diante disso, a parceria pode ter relação com uma futura disponibilidade do software nos automóveis fabricados pela montadora.

Também se especula a possibilidade de integração dos recursos de direção autônoma do Projeto Titan aos veículos da Rivian, otimizando suas capacidades de condução sem a intervenção do motorista. Até o momento, nenhuma das empresas comentou sobre esse rumor.

Fonte: Tecmundo.

Apple estaria desenvolvendo chips para aceleração de IA em data centers, aponta jornal


 A Apple estaria desenvolvendo chips para acelerar o processamento de inteligência artificial (IA) em servidores, apurou o Wall Street Journal nesta terça-feira (7). O novo hardware seria utilizado em data centers e, segundo a reportagem, está em desenvolvimento há vários anos.

Chamada "Project ACDC (Apple Chips in Data Center)", a nova plataforma é preparada em colaboração com a TSMC, tanto em design quanto na linha de produção, apontam pessoas familiarizadas com o assunto. A parceria perdura há alguns anos, mas não está claro se o projeto gerou resultados positivos.

De acordo com o WSJ, o foco desses novos chips seria o processamento de atividades de IA — similar aos fabricados pela Nvidia, que alimentam vários servidores do segmento. Caso o rumor seja verdadeiro, a companhia disputaria diretamente com a fabricante de GPUs.

Apple estaria preparando chips para acelerar atividades com inteligência artificial em data centers.

Contudo, é impossível prever a finalidade desses chips da Apple para IA. É possível que o novo hardware seja voltado para alimentar servidores da própria empresa, estruturando os recursos com inteligência artificial previstos para o ecossistema da Maçã.

Obviamente, também há a possibilidade de a empresa querer aproveitar a alta demanda por hardware voltado para IA para adentrar no setor, aproveitando sua expertise no design de chips.

Apple entrou de cabeça em IA

Fato é que a Apple está bem interessada em inteligência artificial — e, aparentemente, não só para o consumidor final. Existe um potencial de lucratividade bem grande ao investir em hardware para data centers, uma vez que essa tecnologia se mostra cada vez mais necessária para alimentar modelos modernos.

Em fevereiro, o CEO da Apple, Tim Cook, mencionou que a companhia estava "investindo significativamente" na tecnologia relacionada a IA e anúncios importantes aconteceriam ao longo do ano.

Os frutos desse investimento ainda não foram revelados, mas não deve faltar muito tempo. A WWDC 2024 já tem data para acontecer e o evento deve servir para apresentar as novidades relacionadas a software, principalmente o iOS 18, previsto para ser uma das maiores atualizações do iPhone.

Fonte: Tecmundo.