12 de mai. de 2024

Porque é que a bateria do seu iPhone esgota tão rapidamente?

Os iPhones têm algumas das baterias mais duradouras da indústria graças às otimizações de software e hardware. Mas se o seu iPhone esgota a bateria em apenas uma ou duas horas, pode haver algumas razões para isso.

Idade da bateria

Os aparelhos eletrónicos modernos, como o iPhone, têm baterias recarregáveis de iões de lítio que perdem capacidade com o tempo.

De facto, se recarregar o smartphone todos os dias, a bateria pode durar apenas alguns anos antes de perder a capacidade de manter a carga durante mais do que algumas horas, obrigando-o a andar com uma powerbank para evitar que o iPhone se desligue aleatoriamente.

Para resolver este problema dirija-se a uma loja oficial da Apple e invista pela substituição da bateria.

 

Intensidade da rede do iPhone

Se tiver apenas uma ou duas barras a aparecer na zona de intensidade da rede, isso significa que a ligação do iPhone à rede é fraca. Isto obriga o smartphone a amplificar o sinal e a manter uma ligação utilizável, o que consome muito mais energia do que se tivesse três ou quatro barras de rede.

O sinal pode ficar fraco quando se está longe de uma torre, mas também pode acontecer quando há um elevado congestionamento.

Por isso, quando está num jogo de futebol, num concerto ou numa área de alta densidade, todos os smartphones presentes lutam por uma quantidade limitada de espetro, o que pode resultar num sinal fraco que sobrecarrega a bateria do iPhone.

 

Sobreaquecimento do iPhone

Há um terceiro problema que pode aparecer na pior altura possível: o calor.  Se estiver ao ar livre com um sinal fraco em tempo quente, pode notar que o nível da bateria diminui em tempo real.

Isto acontece porque o iPhone está a esforçar-se para amplificar o sinal fraco, o que requer mais poder de processamento, o que gera calor extra. Se isto acontecer num clima quente ou sob luz solar direta, as coisas podem tornar-se catastróficas muito rapidamente. Pode reparar que o ecrã do iPhone escurece sem que seja possível voltar a ligá-lo.

Isto acontece porque o iPhone está a tentar arrefecer, e o calor é uma das piores coisas para as baterias. Não só esgota rapidamente a bateria, como também degrada o seu tempo de vida útil, obrigando-o a substituí-la mais cedo do que seria de esperar.

Resumindo, para otimizar a duração da bateria do iPhone, certifique-se de que não é demasiado antiga, tente manter um sinal de rede forte e evite o sobreaquecimento.

Fonte: Pplware.

Há um render do Apple Watch X que é… absolutamente absurdo

 Estamos já a pouco mais de 4 meses da apresentação do Apple Watch de 2024. Bom, há muitos rumores a apontar para um novo nome, dizem que se chamará Apple Watch X. Depois a imaginação e criatividades de alguns utilizadores leva o relógio para outra dimensão.

Ilustração Apple Watch X

Será que um dia vai ser assim o Apple Watch?

Alguns "leakers" e supostos analistas do mercado Apple dizem que, ao no final deste ano ou em 2025, a Apple irá lançar a décima geração do relógio da Apple. Sim, o tal “Apple Watch X”.

Isto indo um pouco atrás do que a empresa de Cupertino fez com o iPhone, lançado o iPhone X, lembram-se?

Pois bem, se o iPhone X foi uma "game changer" o Apple Watch X não o será menos, dentro do seu segmento. Como tal, dizem os visionários (que até acertam muitas das novidades), o novo design incorpora algumas tecnologias, não muitas! Uma dessas é a introdução de uma câmara.

O designer Lukas Gehrer, da agência de design alemã Wordsmattr, criou um conceito extraordinário. É um design divertido e bastante exagerado. O design do Apple Watch X é muito parecido com o Ultra 2, mas com bordas mais finas e curvas.

É feito de titânio escuro, diferente do titânio natural utilizado no atual Apple Watch Ultra e no seu antecessor. Há muito que se fala de um Apple Watch em titânio Space Gray ou Space Black, mas ainda não aconteceu.

Vem ou não vem uma câmara no relógio?

Gehrer desenvolveu um conceito inovador para o Apple Watch X, que, como podemos ver, inclui uma câmara integrada para FaceTime e um sensor de tensão arterial.

Há rumores de que o sensor de tensão arterial será uma nova funcionalidade do Apple Watch num futuro próximo. No entanto, a câmara integrada para FaceTime é algo totalmente novo e excitante de que apenas se tinha levantado um pouco o véu... com base num projeto onde integra esta câmara na própria bracelete.

Em setembro, Mark Gurman, da Bloomberg, afirmou que os Apple Watches deste ano poderiam ser objeto de uma revisão significativa. Contudo, alguns meses mais tarde, já este ano, foi referido que, em termos de hardware, a Apple não iria dar grandes passos. Mas... e se a Apple perder a cabeça?

Na nossa opinião, a introdução de uma câmara não estará no foco, mais ainda porque já existe um produto que permite tal funcionalidade. E também sobre o sensor de tensão arterial... apesar também de já existir um projeto de uma bracelete que permite tal verificação, a Apple não tem como integrar para já estes projetos ambiciosos.

Independentemente do que realmente aconteça com o Apple Watch X - e se ele se parece ou não com este conceito - é um exercício interessante tentar adivinhar o que aparecerá num gadget tão marcante atualmente no mercado tecnológico.

E, relembramos, os renders de conceito que se fizeram do Apple Watch Ultra... quase acertaram em cheio!

Fonte: Pplware.

Apple e OpenAI quase com acordo para ter ChatGPT no iPhone. Gemini ainda é hipótese

 Com a IA cada vez mais presente nos smartphones, a Apple não quer perder a sua posição neste mercado. Depois de se pensar que iria ter a sua oferta, tudo aponta para que recorra a quem domina nesta área. Assim, surgem informações de que estará a ultimar um acordo com a OpenAI para ter o ChatGPT no iPhone. Ainda assim, o Gemini da Google ainda é hipótese real.

Apple IA OpenAI Google ChatGPT

Apple e OpenAI quase com acordo

Já não é segredo que o iOS 18 da Apple irá focar-se na IA e no que esta poderá trazer para o iPhone. A Apple quer apostar nesta área para não perder terreno face à concorrência Android e para dar aos utilizadores o que estão a pedir e podem conseguir noutras plataformas.

As notícias de que estaria a preparar a sua proposta surgiram, mas rapidamente foram superadas pela possibilidade de haver uma oferta de um dos atuais gigantes neste campo. A opção parece óbvia e está a ser disputada entre a OpenAI e a Google.

Apple IA OpenAI Google ChatGPT

ChatGPT poderá ser opção para iPhone

Depois das notícias iniciais de que a Apple estaria a negociar com a criadora do ChatGPT e com a criadora do Gemini, surgem agora mais certezas. Do que está a ser avançado, a Apple estará prestes a fechar um acordo com a OpenAI para que a IA seja disponibilizada no iPhone.

Claro que esta integração do ChatGPT com o iOS não se limitará à sua app. A proposta da OpenAI será colocada na base do iOS e será por aqui que todas as funcionalidades de IA vão ser disponibilizadas. O modelo poderá ser similar ao que a Microsoft tem atualmente com o seu Copilot.

Apple IA OpenAI Google ChatGPT

Gemini ainda é uma hipótese real

Ainda que este acordo esteja a ser ultimado pelas partes, an Apple poderá não ter desistido ainda do Gemini da Google. A proposta de IA da gigante das pesquisas poderá ser integrada nos serviços que a criadora do iPhone tem disponíveis para os seus utilizadores.

A aposta da Apple na IA parece agora começar a tomar forma. Na última apresentação de resultados da Apple, Tim Cook afirmou que a empresa teria uma vantagem em IA. Acredita no poder transformador e na promessa da IA, e acredita que vão ter vantagens que os diferenciarão. Aqui incluiu a combinação exclusiva da Apple de integração perfeita de hardware, software e serviços.

Fonte: Pplware.