25 de out. de 2024

Apple está a trabalhar no novo Magic Mouse 2, Magic Trackpad 2 e Magic Keyboard

 Todos os sinais apontam para que a Apple apresente os seus mais recentes modelos Mac, equipados com o novo chip M4, antes do final do mês. Mas a revelação poderá também vir acompanhada de atualizações dos seus populares periféricos, incluindo o Magic Mouse, o Magic Trackpad e o Magic Keyboard.

Um relatório recente da MacRumors sugere que foram encontrados indícios destes dispositivos atualizados no código do iOS 18.1 Release Candidate, que a Apple acabou de lançar. Embora não existam muitas informações detalhadas sobre os dispositivos em si, os seus potenciais nomes surgiram.

Não espere nenhuma grande mudança de marca aqui. O Magic Mouse atualizado manterá o nome "Magic Mouse 2" e é provável que seja adotada uma convenção de nomes semelhante para as versões atualizadas do Magic Trackpad e do Magic Keyboard.

A mudança mais significativa que esses dispositivos podem trazer é a mudança da porta Lightning de longa data para USB-C. A Apple tem feito a transição constante de muitos dos seus acessórios para USB-C e, se estes rumores se confirmarem, estes periféricos poderão seguir o exemplo em breve.

Ainda não se sabe que outras mudanças, se houver, a Apple poderá introduzir em termos de design e funcionalidades. Atualmente, o Magic Keyboard está disponível em variantes com ou sem TouchID e com um teclado numérico. É razoável esperar que a nova versão ofereça opções semelhantes.

No entanto, para o Magic Trackpad, é difícil imaginar muitas alterações para além da mudança prevista para USB-C.

O Magic Mouse, por outro lado, tem mais espaço para melhorias!

O Magic Mouse, que manteve o mesmo design desde o lançamento da sua segunda geração em 2015, tornou-se uma espécie de meme devido a uma falha de design absurda: a sua porta de carregamento está localizada na parte inferior. Esta estranha escolha obriga os utilizadores a virar o rato ao contrário para o carregar, tornando-o inutilizável durante o carregamento.

A acrescentar à frustração está a relutância da Apple em atualizar a porta de carregamento para USB-C, mesmo que muitos dos seus outros dispositivos já tenham feito a mudança. Com o surgimento destes novos rumores, haverá alguma esperança de que a Apple finalmente redesenhe o Magic Mouse?

Se a Apple não mudar, vão continuar as críticas...

Se a Apple atualizar o Magic Mouse, mas mantiver a porta de carregamento na sua posição atual, é provável que continue a ser alvo de críticas. O design há muito que é um ponto de discórdia, especialmente quando comparado com opções mais ergonómicas de outros fabricantes.

O próprio Tim Cook elogiou a forma e a ergonomia do Magic Mouse numa entrevista com o YouTuber Marques Brownlee na WWDC deste ano. Cook referiu-se a ele como um "grande momento" para a Apple, indicando que a empresa pode ver poucas razões para alterar um design que considera icónico.

Quer vejamos mudanças significativas ou não, é evidente que qualquer anúncio sobre acessórios atualizados será observado de perto pelos fãs da Apple. A transição para USB-C parece quase certa, mas resta saber se o muito criticado design do Magic Mouse será finalmente abordado.

Fonte: Pplware.

iPhone 16 Pro Max foi agora coroado como o novo rei das selfies da DXOMARK

 Quando a Apple apresentou o iPhone 16 Pro Max focou-se de forma clara nas suas capacidades de fotografia, que teriam ainda mais qualidade face ao modelo anterior. Os testes da DXOMARK não têm revelado isso, colocando este smartphone num patamar abaixo do esperado. Um novo teste vem enaltecer o iPhone 16 Pro Max e coroá-lo como o novo rei das selfies da DXOMARK.

iPhone 16 Pro Max selfie DXOMARK câmaras

O novo rei das selfies da DXOMARK

Apesar de não ser o foco da fotografia dos smartphones, as selfies estão sempre presentes e muitos usam as câmaras frontais de forma recorrente. Assim, e tal como é feito para as câmaras traseiras, importa também testar e avaliar as câmaras frontais.

A DXOMARK avaliou agora o iPhone 16 Pro Max neste campo e determinou como este se equipara à concorrência. Curiosamente, e nesta área, o smartphone da Apple mostrou ser o que de melhor temos por agora para as selfies.

iPhone 16 Pro Max selfie DXOMARK câmaras

Resultados do iPhone 16 Pro Max

Em termos de pontos positivos identificados, destaque para a exposição precisa e ampla gama dinâmica, bem como o alto contraste em ecrãs HDR. Há ainda a focagem automática fiável e ampla profundidade de campo e elevados níveis de detalhe, tanto no modo de fotografia como no modo de vídeo, e a ampla abertura simulada e efeito bokeh natural no modo retrato.

No campo oposto, nos pontos negativos, temos ruído em fotos e vídeos. Há ainda problemas com o equilíbrio de brancos refletido nas fotos e diferenças ocasionais de nitidez entre os fotogramas de vídeo ao caminhar durante a gravação.

iPhone 16 Pro Max selfie DXOMARK câmaras

A primeira vitória destas câmaras

O Apple iPhone 16 Pro Max apresentou excelentes resultados nos testes DXOMARK Selfie. Garantiu a primeira posição no ranking, apesar de utilizar hardware de câmara frontal muito semelhante ao modelo do ano passado e apenas pequenas melhorias do software.

Nos testes, os ficheiros de imagem HEIC da Apple com dados HDR incorporados pareciam impressionantes quando visualizados num ecrã HDR dedicado. Os resultados de imagem e vídeo foram impressionantes na aplicação Photo no macOS Sonoma num ecrã XDR e na aplicação Photo no ecrã do iPhone 15 Pro Max, com uma renderização mais brilhante e vívida do que nunca.

Fonte: Pplware.

Funcionário da Apple afirma: “o iPhone 17 será o mais ambicioso da história do produto”

 A Apple efetuou uma grande mudança na sua liderança de engenharia de hardware, com três executivos importantes a serem promovidos a cargos de vice-presidente. Esta mudança estratégica reflete o foco da empresa na reestruturação para impulsionar a inovação e o crescimento - incluindo na próxima linha do iPhone!

John Ternus, diretor de engenharia de hardware da Apple, promoveu Richard Dinh, Dave Pakula e Donny Nordhues a vice-presidentes. Cada um destes líderes irá agora assumir responsabilidades adicionais dentro da divisão de hardware, desempenhando papéis cruciais na definição dos futuros produtos e avanços tecnológicos da Apple.

Richard Dinh vai liderar o desenvolvimento do iPhone 17

Richard Dinh está agora encarregue de liderar o desenvolvimento da muito aguardada série iPhone 17, que John Ternus apelidou de "a mais ambiciosa na história do produto". Embora isto possa parecer um típico discurso de marketing, os especialistas da indústria acreditam que o iPhone 17 poderá, de facto, trazer inovações revolucionárias.

O que esperar da série iPhone 17 da Apple

  • iPhone 17 Slim/Air/Ultra: Há rumores de que a Apple poderá introduzir um novo modelo de iPhone premium com o nome iPhone 17 Slim, Air ou Ultra. Especula-se que este dispositivo ofereça um design mais luxuoso e um preço mais elevado do que os outros modelos.
  • Linha alargada: Se o iPhone 17 Slim se tornar realidade, a série iPhone 17 poderá ser composta por cinco modelos: iPhone 17, 17 Pro, 17 Pro Max, 17 Plus e 17 Slim. Esta seria a maior linha de iPhone até à data. No entanto, existe a possibilidade de o modelo Plus ser retirado para racionalizar a gama.
  • Design e caraterísticas: A linha iPhone 17 deverá apresentar um chassis redesenhado, potencialmente com molduras mais finas e uma lente periscópica para um zoom ótico melhorado. Outros rumores incluem capacidades de câmara melhoradas, uma bateria maior e mais avanços na tecnologia do processador, preparando o terreno para um dos lançamentos mais repletos de funcionalidades da Apple até à data.

Dave Pakula e Donny Nordhues assumem novas funções

As promoções de Richard Dinh, Dave Pakula e Donny Nordhues vêm trazer mudanças significativas no grupo de engenharia de hardware da Apple.

De particular interesse é a promoção de Dave Pakula, como refere Mark Gurman da Bloomberg. As novas responsabilidades de Pakula coincidem com as de Kate Bergeron, uma adjunta de longa data de Ternus. Esta sobreposição pode ser um sinal de que a Apple está a preparar o planeamento da sucessão ou pode estar a considerar Bergeron para um novo papel dentro da organização.

Estas mudanças de liderança chegam num momento crítico para a Apple, já que a empresa continua a adaptar-se ao setor de tecnologia em ritmo acelerado. As promoções de Dinh, Pakula e Nordhues sublinham o compromisso da Apple em manter-se na vanguarda da inovação.

Fonte: Pplware.

A importância da luz solar para a vida das pessoas! A Apple dá uma ajuda…

Fatores como a escola, o trabalho, a altura do ano ou o estado do tempo podem fazer com que se passe o dia inteiro em espaços fechados. Não estar tempo suficiente ao sol pode tornar mais difícil adormecer à noite e afetar o estado de espírito e os níveis de energia. O iPhone e o Apple Watch dão uma ajuda e ajudam a saber quanto tempo esteve exposto à luz solar.

No caso das crianças, passar tempo ao ar livre com luz natural ajuda a promover o desenvolvimento saudável dos olhos.

Benefícios da luz natural

Saúde ocular 

Segundo a própria Apple e é regra geral, os olhos crescem e desenvolvem-se até aos 20 anos de idade. Passar muito tempo em espaços fechados aumenta o risco de miopia, uma condição causada pelo alongamento atípico do olho que faz com que os objetos distantes pareçam mais desfocados.

A miopia pode começar na infância e piorar até à fase final do desenvolvimento dos olhos. No caso das crianças, passar entre 80 e 120 minutos por dia ao ar livre com luz natural pode ajudar a diminuir o risco de ter miopia, uma vez que a luz solar ajuda a evitar o alongamento excessivo dos olhos.

Vitamina D

A luz solar também ajuda o organismo a produzir vitamina D, um nutriente essencial que ajuda o corpo a absorver cálcio. Em conjunto, a vitamina D e o cálcio protegem e restauram os ossos e os dentes. A vitamina D desempenha também um papel importante nos sistemas imunitário e circulatório.

O corpo produz vitamina D com a ajuda da luz solar absorvida através da pele. No inverno, ou em partes do mundo com menos luz solar, pode ser difícil obter a quantidade necessária de vitamina D através da exposição à luz natural. Também se pode obter vitamina D através da ingestão de alimentos como gemas de ovo ou peixe gordo.

Estado de espírito e o sono

Passar tempo ao ar livre durante o dia pode reduzir os níveis de stress e promover estados de espírito positivos, tanto nas crianças como nos adultos, porque a luz solar ajuda o corpo a produzir serotonina, uma hormona que suporta várias funções essenciais do organismo, tais como o estado de espírito, a digestão e o sono.

Quando a luz solar entra nos olhos, indica ao corpo que é hora de acordar e manter-se ativo criando serotonina, o que ajuda a ficar em atividade durante o dia e a dormir à noite. Quando a exposição à luz solar é insuficiente, o ciclo natural de sono e vigília do corpo (ou ritmo circadiano) é interrompido. Por este motivo, pode ser mais fácil adormecer depois de passar tempo ao ar livre com sol.

Ver o tempo de exposição à luz natural no Apple Watch

O sensor de luz ambiente no Apple Watch estima quanto tempo passa diariamente ao ar livre com exposição à luz natural. Para isso  siga os seguintes passos:

  1. Abra a aplicação Saúde no iPhone.
  2. Toque em “Explorar” na parte inferior direita e, depois, toque em “Outros dados”.
  3. Toque em “Tempo de exposição à luz natural”.

Para os membros da família que têm um Apple Watch gerido, também pode monitorizar o tempo de exposição à luz natural.

Fonte: Pplware.