30 de jun. de 2020

Afinal há muitas mais apps do iPhone a ler em segredo o clipboard do iOS

Com a chegada do iOS 14, ainda que em testes nos programadores, uma nova realidade foi mostrada aos utilizadores. A capacidade de alertar sempre que uma app acede ao clipboard veio revelar potenciais fugas e acessos indevidos aos dados dos utilizadores.
Até agora, a face visível deste problema era o TikTok, que foi apanhado a aceder constantemente ao clipboard, sem uma razão lógica para o fazer. Mas afinal não se limita a esta app e mais 53 apps importantes foram descobertas com o mesmo comportamento.
iOS clipboard TikTik dados utilizadores

Controlar quem acede ao clipboarad no iOS

Há muitas novidades a chegar com o iOS 14 da Apple. A empresa dotou-o sobretudo de funcionalidades que pretendem proteger os utilizadores e os seus dados. Uma destas é a possibilidade de serem apresentados alertas sempre que o clipboard é acedido.
A novidade veio a revelar que a app TikTok estava estranhamente a ler o clipboard constantemente, quando o utilizador escrevia. Tal comportamento foi rapidamente alterado, surgindo de imediato uma nova versão. A razão para tal era uma proteção anti-spam que estaria aplicada.

Há mais apps para além do TikTok

Agora, e numa entrevista dada por Tommy Mysk, foi revelado que existem igualmente mais apps com este comportamento. O investigador de segurança revelou que em março tinha reportado mais 53 apps com comportamento similar no iOS.
Aqui podem ser vistas apps que se julgavam ser inócuas e que, acima de tudo, não precisariam de acesso a esta área que se esperava ser reservada. Muitas esperam alterar em breve o seu comportamento, mas outras não deram nenhuma indicação sobre o seu futuro.

Dados dos utilizadores ficam expostos

Continuam ainda algumas questões que estão por responder. O que estava a ser feito com esses dados e como eram tratados pelas apps. Há igualmente a situação sobre o comportamento similar noutros sistemas, como o Android. O TikTok revelou que não o faz neste sistema, mas não se sabe nas restantes.

Se em alguns casos até se justifica este acesso, como no Chrome ou no Pixelmator, nas restantes é dúbio e estranho. A Apple poderá em breve mudar este comportamento e dar ao utilizador o controlo sobre quais as apps e quando o podem fazer.
Fonte: Pplware.