28 de mai. de 2021

Apple Watch arrasa concorrência com um terço do mercado no 1.º trimestre de 2021

 O mercados dos smartwatches tem sido próspero para a Apple e mesmo para outras empresas, o segmento está a crescer. Um novo relatório da Counterpoint diz que os envios globais de relógios inteligentes tiveram um salto de 35% face ao ano anterior no primeiro trimestre de 2021. O Apple Watch é responsável por um terço do mercado de smartwatch neste trimestre, de acordo com os novos dados.

Estes valores refletem o poder deste dispositivo no valores da receita da própria Apple. Segundo a empresa de Cupertino, a categoria onde se encaixa o Apple Watch foi responsável por 7,8 mil milhões de dólares em receita para a empresa.

Imagem Apple Watch Series 6

Apple Watch lidera, mas poderá ter em breve mais concorrência

De acordo com o relatório, a Apple manteve a sua posição de liderança catalisando o crescimento global do mercado ao registar um aumento de 50% face período homologo na procura dos modelos da Série 6.

A empresa de Cupertino viu a sua quota de mercado aumentar em 3%. A Samsung também viu o seu mercado dos smartwatches crescer. Este registou um aumento de 27% face ao mesmo período de 2020. O responsável foi o Galaxy Watch 3 e o Galaxy Watch Active Series. Contudo, o crescimento do vendedor sul-coreano ficou abaixo da média do mercado, e registou um pequeno decréscimo na sua quota de mercado.

Imagem do mercado dos smartwatches pela análise da Counterpoint

Sistemas operativos para smartwatches também são liderados pelo watchOS

Em termos de plataformas de sistema operativos para os smartwatch, o watchOS da Apple capta mais de um terço do mercado com uma taxa de adesão crescente à sua base de mil milhões de utilizadores de iPhone. Os analistas da Counterpoint preveem algumas mudanças a longo prazo, depois de a Samsung e a Google terem anunciado a sua parceria num novo sistema operativo Wear OS:

Este é um grande passo da Google para acelerar as suas ambições para o espaço dos wearables. Pode construir um portefólio robusto de dispositivos Wear integrando o melhor dos três mundos – Tizen OS, Wear OS e Fitbit OS. A consolidação traz mais poder à plataforma Wear da Google e atrairá mais programadores para construir novas experiências para o pulso.

Referiu o Neil Shah, vice presidente da Counterpoint.

Os analistas da empresa também consideram que este mercado vá ainda crescer face ao que estes dispositivos estão a trazer no campo da saúde e bem-estar.

À medida que os smartwatches evoluem em sensores de monitorização cardíaca, em avaliações dos mais variados desempenhos físicos, mais pessoas olham para o dispositivo como uma necessidade.

Imagem Fitbit

A Apple ganhou um grande impulso no seu produto quando adicionou o ECG e o oxímetro. No entanto, a empresa, com o lançamento do Serie 7, poderá ir mais além acrescentando ao que já existe uma funcionalidade inovadora de deteção do nível de açúcar no sangue.

Aliás, a ET News da Coreia relatou em janeiro de 2021 que tanto a Samsung como a Apple estão a trabalhar no sentido de trazer as medições do nível de açúcar no sangue aos seus relógios este ano.

Imagem do smartwatch da Huawei

Um caso também de sucesso é o da Huawei. A empresa capta a segunda posição, apesar de ter perdido algum fulgor. Contudo, ainda detém uma quota de 8,4% de todo o mercado dos smartwatches no primeiro trimestre. A empresa poderá ganhar este ano um maior pendor nas escolhas dos utilizadores após a sua estratégia de permitir apps de terceiros nos seus smartwatches.

Em resumo, espera-se um mercado mais forte nestes gadgets depois das empresas olharem para eles como um importante dispositivo auxiliar da saúde e bem-estar. Uma porta aberta pelos Apple Watch há uns anos.

Fonte: Pplware.