7 de mar. de 2021

Como espelhar o celular na TV: conheça 5 formas


 Saber como espelhar o celular na TV pode trazer várias vantagens para o dia a dia. Desde ver uma live no Facebook ou jogar um game mobile em uma tela maior. Assim como mostrar as fotos da última viagem para um grande grupo de amigos.

Com poucos toques, é simples projetar os conteúdos de um dispositivo móvel para uma smart TV ou um televisor comum. A seguir, confira 5 dicas sobre como espelhar o celular na TV.

Projetando usando as funções da Smart TV

Grande parte dos modelos de smart TVs usam protocolos como o Miracast ou possuem sistemas como o Android TV. Caso o televisor tenha uma dessas tecnologias, é bem simples projetar os conteúdos do celular para uma tela maior.

Para o espelhamento, ambos os aparelhos (TV e smartphone) precisam estar conectados à mesma rede wi-fi. Assim, o usuário deve procurar no dispositivo móvel a opção para compartilhar a tela com a TV.

Os apps dos principais serviços de streaming, como NetflixPrime Video e YouTube, possuem botões com a função de enviar o conteúdo da tela do celular para a TV. A vantagem é que o usuário poderá continuar usando o dispositivo normalmente.

Fire TV Stick e ChromeCast são gadgets que facilitam espelhar a tela do celular.Fire TV Stick e ChromeCast são gadgets que facilitam espelhar a tela do celular.Fonte:  Smart Speakers South Africa/Reprodução 

Usando Gadgets (ChromeCast, Fire TV Stick)

Para aqueles que não têm uma smart TV ou têm modelos que não recebem mais atualizações, os gadgets como ChromeCast e Fire TV Stick são as melhores opções. Isso porque eles permitem que o usuário espelhe o conteúdo do celular com a TV.

Assim como no tópico anterior, os aparelhos precisam estar conectados à mesma rede para funcionarem perfeitamente. Em seguida, o usuário deve acessar as configurações do dispositivo ou escolher a opção dos apps para projetar o vídeo no televisor.

O Apple TV é um set-top box compatível com outros dispositivos da marca.O Apple TV é um set-top box compatível com outros dispositivos da marca.Fonte:  iDropNews/Reprodução 

Transmitir usando o Apple TV

Infelizmente, nem todas as smart TVs são compatíveis com os dispositivos da Apple. Uma das soluções é adquirir o Apple TV, um modelo de set-top box com funções semelhantes aos gadgets citados anteriormente.

Assim, o usuário pode usar a função AirPlay do iPhone e do iPad para projetar vídeos ou ouvir músicas através do dispositivo conectado à TV. Lembrando que certos apps de streaming também possuem botões que facilitam a transmissão.

É possível transmitir a tela do celular usando um cabo HDMI.É possível transmitir a tela do celular usando um cabo HDMI.Fonte:  Business Insider/Reprodução 

Conecte o celular usando o cabo HDMI

Sem depender de dispositivos extras, usar um cabo HDMI é outra opção para transmitir os conteúdos do celular. A vantagem desse modo é que é possível projetar vídeos com resoluções até 4K e com excelente qualidade de áudio.

A desvantagem é que ele mostra apenas a tela do smartphone. Portanto, se a pessoa estiver sem internet, ela fica limitada a assistir somente aos arquivos que estiverem armazenados no dispositivo.

Há dois padrões de cabos disponíveis para conectar o celular à TV:

  • O SlimPort traz uma entrada USB mini e saída HDMI. Apesar de promover a conexão de forma simples, esse modelo é raro de ser encontrado e possui um valor elevado. E caso o smartphone tenha porta USB-C, será necessário um adaptador.
  • O MHL tem uma entrada microUSB ou Mini HDMI e saída HDMI. Geralmente, também é preciso uma fonte de alimentação externa para o uso. Apesar dessa desvantagem, ele é fácil de ser encontrado com um valor acessível.

Os cabos UBS também são uma opção para compartilhar a tela do celular.Os cabos UBS também são uma opção para compartilhar a tela do celular.Fonte:  WikTrezor/Reprodução 

Projete usando o cabo USB

Após todas essas opções, a mais simples é usar o tradicional cabo USB para espelhar a tela do celular na TV. Assim, basta conectar o dispositivo na porta USB da Smart TV ou monitor.

Em algumas situações, será necessário colocar o smartphone ou tablet em modo de dispositivo de armazenamento externo. Um dos pontos negativos dessa “técnica” é que nem todos os vídeos podem ser transmitidos. Em geral, só é possível exibir imagens.

Gostou dessas dicas de como projetar os conteúdos do celular para a TV? Quais delas você já usou? Conte para gente nos comentários!

Fonte: Tecmundo.