13 de abr. de 2022

Google lança app para migração de dados de iPhone para Android

Embora alguns rumores dessem como certo que o Google estava desenvolvendo um aplicativo Switch do Android, para que usuários da Apple pudessem migrar de seus dispositivos iOS para smartphones com o sistema Android, muitos achavam que eram apenas “lendas urbanas”. Mas nesta quarta-feira (13), o TechCrunch provou que o app não só existe, como está disponível na App Store.

Presente em diversos mercados globais, mas ainda não disponível na loja brasileira, o aplicativo gerencia de maneira fácil a transição entre as duas plataformas, auxiliando os usuários a transferir seus contatos, calendário, fotos e vídeos para um novo dispositivo com sistema Android.

Para isso, o app orienta os usuários a desativar o iMessage da Apple, para passar a receber mensagens de textos no novo aparelho, além de direcioná-lo para o iCloud, permitindo a migração de toda a biblioteca de fotos e vídeos diretamente para o Android.

Como os arquivos do iPhone migram para o sistema Android?

Fonte: App Store/Reprodução.
 No processo de migração, o que o Switch To Android faz é migrar pacotes completos de informações para uma conta no Google Drive. Depois, basta ligar o seu dispositivo Android que ele passa a receber os dados do serviço de armazenamento, e os sincroniza. Ou seja, dá para transferir praticamente todos os conteúdos sem nenhum cabo, e sem mesmo que os dois aparelhos estejam próximos entre si.

É importante dizer que, embora migre facilmente contatos, calendário, fotos, vídeos e mensagens de texto, o novo app do Google não consegue migrar aplicativos de usuários, instalados no aparelho com iOS. Isso se deve provavelmente a mecanismos de segurança que impedem que iPhones possam ser escaneados por aplicativos de terceiros.

A entrada do aplicativo do Google na App Store ocorre quase sete anos após a Apple colocar o seu primeiro app na Google Play Store: o Move to iOS, que ajudava os proprietários de dispositivos com sistema Android a migrarem para iPhones.

Fonte: Tecmundo.