3 de mai. de 2022

Apple processa startup de chips por “campanha coordenada” para roubar os seus segredos

 A Apple tem dentro da sua empresa segredos bem guardados e que são de extrema relevância para o seu sucesso. E porque todo o sucesso acaba por ser motivo de inveja para muitos, uma startup de chips, sediada em Mountain View, parece ter tentado aliciar, numa "campanha coordenada" funcionários da Apple da divisão de chips para lhes roubar um dos maiores segredos da empresa. 

A empresa avançou já com um processo contra a Rivos.

Apple processa startup de chips por

Rivos é uma startup com sede em Mountain View, na Califórnia e que é especializada no desenvolvimento de chips. Naquilo que a Apple chama de uma "campanha coordenada", parece que esta empresa está a querer roubar funcionários da divisão de design de chips da empresa, para ter acesso aos seus segredos.

Antigos funcionários da Apple levaram "gigabytes de dados confidenciais"

De acordo com a Reuters, a Apple alega que, pelo menos dois antigos funcionários levaram "gigabytes de dados confidenciais" para a Rivos. Já o Bloomberg avança que nesta informação confidencial estavam detalhes de designs de chips inéditos.

No processo, a Apple, que se recusou a tecer comentários públicos sobre o caso, refere que: 

A Apple tem motivos para acreditar que a Rivos instruiu pelo menos alguns funcionários da Apple a transferir e instalar aplicações para comunicações encriptadas (por exemplo, a aplicação Signal) antes de se comunicar com eles

A empresa de Cupertino refere que a Rivos procurou propositadamente contactar engenheiros da Apple com acesso aos seus segredos comerciais. Além dos dois funcionários identificados, o processo ainda inclui outras pessoas que terão levado documentos confidenciais quando deixaram a empresa, que tentaram encobrir os seus rastos limpando os dados dos dispositivos cedidos pela Apple.

Segundo a Apple, os segredos roubados poderão ter um papel significativo no processo de desenvolvimento de SoCs concorrentes. O que a empresa pretende com este processo é que a Rivos seja impedida de usar toda a informação roubada e que seja ainda atribuída uma indemnização em dinheiro, sem que o valor seja revelado.

Fonte: Pplware.