19 de set. de 2024

Famoso fotógrafo Austin Mann testa o iPhone 16 Pro e dá uma aula

A Apple volta a apostar na fotografia e vídeo para promover o seu mais recente iPhone. De facto, a empresa vende fortemente a ideia que este é um dos equipamentos mais impressionantes para captura de imagem. No entanto, o que dirá um fotógrafo profissional, famoso pelos ambientes mais incríveis onde atua, usando um iPhone 16 Pro? Veja a aula dada por este profissional.

Imagem fotografo profissional a testar o novo iPhone 16 Pro

Poderá o iPhone 16 Pro substituir uma câmara profissional em viagem?

O famoso fotógrafo de viagens Austin Mann testou recentemente o novo iPhone 16 Pro, que chegará amanhã às mãos dos utilizadores um pouco por todo o mundo.

Para testar o dispositivo, Mann escolheu um local de tirar o fôlego - o Quénia - com as suas paisagens deslumbrantes e luz excecional, ideal para levar as funcionalidades do iPhone 16 Pro ao limite.

As imagens estão disponíveis no seu site, assim como uma análise exaustiva às características técnicas do equipamento. Fala também na captação de áudio que o deixou igualmente impressionado.

Mann examinou várias das principais funcionalidades do iPhone 16 Pro. Um dos avanços mais notáveis é o sensor ultra-amplo melhorado de 48 megapíxeis, que, segundo ele, proporciona resultados “espantosos”. Quer se trate de capturar paisagens panorâmicas ou objetos em movimento rápido, o sensor permitiu a Mann captar detalhes incrivelmente nítidos.

No total, foram tiradas mais de 10.000 fotografias durante os seus testes, bem como 3 TB de vídeo ProRes, todos captados utilizando o botão de Controlo de Câmara, que, segundo o fotógrafo:

Simplifica e acelera o acesso e a captura de fotografias.

À semelhança de outras análises, o fotógrafo conclui que o botão de controlo da câmara é agradável e prático, mas não essencial.

Gravação de áudio e vídeo

As novas funcionalidades de gravação de áudio também não deixaram de impressionar. Austin Mann apreciou a capacidade de gravar em ProRes Log de alta taxa de fotogramas diretamente para um SSD através da ligação USB-C, uma inovação interessante para quem trabalha em produções de alta qualidade.

Salientou que a transição de Lightning para USB-C é uma grande melhoria, não só tornando a transferência de ficheiros mais rápida, mas também permitindo a compatibilidade com uma gama mais vasta de acessórios. Em última análise, o USB-C facilita a vida em muitas áreas...

Imagem de Austin Mann a testar o novo iPhone 16 Pro

Estilos fotográficos e profissionalização

Um dos aspetos que mais agradou a Mann foi a introdução de estilos fotográficos, uma funcionalidade que permite personalizar imagens diretamente a partir do dispositivo, dando ao utilizador um maior controlo criativo sobre o aspeto final das suas fotografias. Este nível de personalização é essencial para os fotógrafos que pretendem impor a sua própria assinatura visual sem terem de utilizar software de retoque complexo.

Por último, Mann elogiou o empenho da Apple em fornecer ferramentas cada vez melhores aos profissionais da imagem: carregamento mais rápido, novas opções de acessórios... que continuam a melhorar a cada geração de iPhone.

Com o iPhone 16 Pro, a Apple parece estar pronta para aperfeiçoar a fotografia móvel mais uma vez.

A Apple está a dar a fotógrafos como Austin Mann ferramentas poderosas para captar o mundo com precisão e criatividade.

Abaixo encontra-se o vídeo da expedição de Austin Mann ao Quénia.


Video completo !

https://youtu.be/__RuHKTEwQk?si=xAusMdPczjeeT3Tv




Apple coloca em pausa a atualização do iPadOS 18 para o iPad Pro com M4

Tendo chegado na segunda-feira, o iPadOS 18 promete um lote de melhorias para o iPad. Este sistema parece estar com alguns problemas graves no iPad Pro com o SoC M4, tendo a atualização sido colocada em pausa. O iPad mais caro da Apple parece estar a bloquear durante a instalação do iPadOS 18.

iPadOS 18 Apple iPad Pro M4 pausa

Ainda que não se sabe a dimensão do problema, mas a Apple já o reconheceu. Revelou que “removemos temporariamente a atualização do iPadOS 18 para os modelos M4 do iPad Pro enquanto trabalhamos para resolver um problema que está a afetar um pequeno número de dispositivos”.

O problema veio a público pela primeira vez no Reddit. Um número crescente de utilizadores do M4 iPad Pro descreveu como os seus iPads se tornaram inutilizáveis ​​após tentarem instalar a versão mais recente do iPadOS. “A dada altura durante a atualização, o meu iPad desligou-se e deixou de ligar”, publicou o utilizador tcorey23 no Reddit.

“Acabei de o levar à Apple Store, que confirmou que está completamente bloqueado, mas disseram precisar de o enviar aos engenheiros antes de me poderem dar um substituto, embora eu tenha o Apple Care.”

Outro utilizador do Reddit chamado Lisegot escreveu que a Apple Store para onde levaram o seu iPad Pro M4 bloqueado não tinha um substituto em stock. Isso significava que teriam de esperar cinco a sete dias por um iPad a funcionar. “Ninguém pediu desculpas particularmente e até insinuaram que não havia forma de saber se a atualização causou isto”, revelou.

Ter um bug de software num iPad é raro. Salienta-se que os iPads podem normalmente ser colocados em modo de recuperação se uma atualização de software falhar. Quem tiver um iPad Pro com M4, deve aguardar, uma vez que a Apple colocou a atualização do iPadOS 18 em pausa até o problema ser resolvido.

Não está claro quando é que isso será corrigido, mas a Apple estará já focada em resolver a falha que está a gerar esta situação. Após esse momento, o iPadOS 18 voltará a ser disponibilizado e acessível a todos os utilizadores.

Fonte: Pplware

Como separar os ícones da Conectividade na Central de Controlo no iOS 18

 O iOS 18 foi disponibilizado, ontem, pela Apple, e por aqui a atualização foi feita imediatamente. Se a sua Central de Controlo também ficou menos prática, com os ícones da Conectividade "encaixotados", saiba que há uma forma de os soltar e colocar onde quiser. Veja como separar os ícones da Conectividade na Central de Controlo!

Ícones da Conectividade na Central de Controlo separados

Com a chegada do iOS 18, a Apple trouxe mais personalização ao iPhone. Uma das áreas que o utilizador pode agora montar conforme quiser é a Central de Controlo.

Se antes a interface da Central de Controlo era quase estanque - apenas alterável por via das Definições e pouco personalizável -, agora podemos definir quais os ícones dispostos, onde queremos colocá-los e o tamanho que queremos que tenham, existindo até a possibilidade de ter mais do que uma página disponível.

Com o iOS 18 e a nova Central de Controlo, a Apple "encaixotou" os ícones da Conectividade - o Modo de voo, AirDrop, Wi-FI, Dados móveis, Bluetooth, Hotspot pessoal e VPN - num quadrado que não é personalizável e que só mostra todos os ícones quando clicado.

Caso esta disposição não seja prática para si, saiba que pode mudar e soltar os ícones, tornando-os mais acessíveis.

Mostramos-lhe como separar os ícones da Conectividade na Central de Controlo no seguinte passo a passo.

 

Como separar os ícones da Conectividade no iOS 18?

  1. Aceda à aplicação Atalhos
  2. Clique no "+", no canto superior direito
  3. Clique em "Pesquisar ações" e procure por "wifi"
  4. Clique em "Definir Wi-Fi"
  5. Clique na seta azul e, depois, "Definir"
  6. Mude para "Alternar"
  7. Para alterar o nome e ícone do Atalho, clique no topo do ecrã, na seta que aparece ao lado de "Definir Wi-Fi"
  8. Altere o nome e o ícone, conforme preferir (pode usar apenas Wi-Fi e o ícone de rede, por exemplo)
  9. Clique em "OK", no canto superior direito
  10. Com o atalho criado, aceda à Central de Controlo e clique no "+", no canto superior esquerdo
  11. Clique em "Adicionar um controlo"
  12. Deslize até encontrar os "Atalhos"
  13. Selecione "Atalho"
  14. Clique em "Escolher" e selecione o nome que tiver definido nos passos anteriores para o da Wi-Fi

Uma vez na Central de Controlo, pode ajustar o tamanho do Atalho, conforme quiser, personalizando esta área.

Além da Wi-Fi, pode seguir o mesmo processo para o Bluetooth, para os Dados móveis, ou para outro recurso de Conectividade que desejar.

Desta forma, consegue separar os ícones da Conectividade na Central de Controlo e libertar-se da caixa que a Apple criou com o iOS 18 para estes serviços.

Fonte: Pplware.