19 de mai. de 2020

macOS Catalina: 8 dicas para usar e perceber melhor o Finder

Nesta altura de mais trabalho remoto, aulas por videoconferência e mais dependência do computador, alguns utilizadores apostaram em mudar do Windows para macOS. Contudo, nos primeiros tempos, este tipo de experiência leva a que os utilizadores procurem no sistema operativo da Apple as ferramentas que conheciam no Windows. Um exemplo claro é procurarem o Explorador de ficheiros quando no macOS têm o Finder. Ambos são muitos bons e poderosos, mas têm conceitos e uma filosofia de trabalho bastante diferentes.
Como tal, a nossa dica de hoje vai ser agarrar em 8 dicas e esmiuçar, para o ajudar a fazer lanços de proximidade com esta ferramenta poderosa do macOS da Apple.
Imagem capa para dicas sobre o Finder no macOS Catalina da Apple
 O Finder é a primeira coisa que vê quando o Mac acaba de arrancar. Abre automaticamente e permanece carregado à medida que utiliza outras aplicações. Inclui a barra de menus do Finder na parte superior do ecrã e a secretária na parte inferior. Vamos perceber um pouco do que podemos fazer para, com estas dicas, dominar melhor esta ferramenta importantíssima do macOS.

Finder no macOS Catalina

O Finder (tradução Apple “Aquele que encontra”) é uma ferramenta muito importante para o utilizador encontrar e organizar os seus ficheiros. Sendo uma das mais importantes no sistema, quem vem do mundo Windows é normal desconhecer muitas funcionalidades e até achar uma ferramenta bastante complexa. Para tal, hoje damos uma ajuda para começar a dominar o Finder.
Imagem do ícone do Finder

1 – Preferências do Finder

Tal como outras ferramentas, o Finder dispõe também de uma ‘interface’ que oferece várias opções para personalização. Para aceder às preferências do Finder, basta abrir o próprio Finder e depois, na barra superior, ir a Finder > Preferências.
Imagem menu de preferências do Finder

2 – Definir diretório/estrutura Raiz

Se acede frequentemente a uma determinada estrutura do sistema de ficheiros (ex. Secretária, Documentos, iCloud Drive, diretório), então, pode defini-la como raiz do Finder. Isto significa que sempre que abrir o Finder será essa estrutura ou diretório que será de imediato apresentada.
Para definir essa estrutura basta ir às preferências do Finder, separador Geral e depois definir em “Novas janelas do Finder mostram:“.
Imagem opções da ferramenta
Reparem que na interface Geral é ainda possível indicar quais os ícones a apresentar na secretária e também escolher se pretendemos Abrir pastas em separadores em vez de janelas novas.
Esta área é importante que conheçam e que percebam como adaptar às vossas necessidades e preferências.

3 – Identificadores

Este é um dos mecanismos que mais utilizamos. Nas várias pastas importantes e que mais usamos, atribuímos um identificador (uma cor). Depois, não temos mais nada a fazer se não clicar na lista de cores desses mesmos indicadores e saltamos logo para dentro de uma pasta.
Imagem dos Identificadores presentes no macOS Catalina
Reparem que existe uma predefinição de cores, mas também está disponível a opção para escolhermos mais cores. Além disso, podemos dar um novo nome a cada um destes Identificadores.
Imagem opção das pastas com identificadores de cor
Estes Identificadores ficam posicionados na Barra Lateral, que falaremos a seguir, mas podem também ser mudados de posição. É importante perceber que são um atalho rápido ao conteúdo.

4 – Barra Lateral

Quando abrimos uma janela do Finder, ela apresenta, na lateral, vários locais onde podemos disponibilizar conteúdo. Estes menus são igualmente para o utilizador adaptar à sua preferência, não tem de ficar com os predefinidos eternamente.
Para tal, basta ir às preferências do Finder e depois escolher o separador Barra lateral. Em seguida é só escolher quais os elementos que pretende ver na barra lateral do Finder.
Imagem barra lateral do Finder

5 – Avançadas

Aqui, sugerimos que perca um pouco de tempo, pois irá ganhar muito no futuro. Nas opções avançadas do Finder, o utilizador pode manipular alguns comportamentos dos ficheiros, como o mostrar ou não as extensões.
Por vezes, podemos manualmente mudar uma extensão, por exemplo, se quiser mudar de qualquercoisa.jpeg para qualquercoisa.jpg, o Finder poderá alertar desta mudança, até porque pode, noutros casos, ser algo feito de forma não deliberada, pode ser acidental.
Imagem com as opções avançadas do Finder no macOS Catalina
Outro aspeto importante, até porque hoje a Apple sincroniza os vários dispositivos via iCloud, para que tenha no ambiente de trabalho, nos documentos, ou na pasta iCloud Drive sempre o mesmo, é a notificação de quando vai retirar um ficheiro destas zonas de sincronização. Só para saber que poderá estar a arrastar para fora um ficheiro que, em casa, poderá fazer falta.
Depois, nas opções do Lixo destacamos a regra que podemos ativar que, passados 30 dias, o lixo com essa idade desaparece automaticamente, deixando de estar a ocupar “gigas”.

6 – Personalizar a Barra de Ferramentas

Não sabiam que o macOS traz muitas ferramentas de edição que, em grande parte dos casos, evita ter de instalar apps de terceiros?
Imagem de opção de visualização dos ícones nas janelas do sistema operativo da Apple
Abra uma janela do Finder. Agora, com o botão direito do rato, escolha a opção Personalizar a barra de ferramentas.
Imagem da janela de opções do Finder
Vai ver agora esta nova janela de opções de muitas ferramentas disponíveis. Só tem mesmo de arrastar para cima, onde tenha lugar, o que quer ver disponível. Tem um conjunto grande de ícones que espoleta uma ação. Por exemplo, pode arrastar para cima o ícone Apagar, que facilita. Pode também combinar outras usando a opção Ação.
Mas há mais, explore esta área que vai perceber que pode ter uma barra de ferramentas muito mais útil.

7 – Adicionar atalhos à barra de ferramentas

Assim, e já que estamos a falar na barra de ferramentas, fique a saber que, além das ferramentas, podemos colocar disponíveis ícones de aplicações.
Facilmente o utilizador pode adicionar atalhos convenientes na parte superior da janela do Finder a qualquer aplicação, ficheiro ou pasta que desejar, simplesmente mantendo pressionada a tecla Comando (⌘) e arrastando o item para um espaço disponível na barra de ferramentas.
Imagem de parametrização do menu do macOS Catalina da Apple
Esta facilidade de criar atalhos, é importante para não termos, por vezes, de andar à procura na dock ou nas aplicações por uma ferramenta específica que, algumas vezes ou muitas vezes, usamos direto do Finder.

8 – Agrupar janelas do Finder

Ainda não tínhamos abordado esta questão, mas, fiquem a saber que, em cima do ícone do Finder, que está na Dock, poderá, com o botão direito do rato, abrir várias janelas desta ferramenta da Apple. Além disso, podemos, numa janela já aberta, abrir separadores. É verdade, podemos ter um Finder como se fosse uma browser.
Muito provavelmente, em várias alturas, irá ter muitas destas janelas separadas e abertas no ambiente de trabalho. Quando são muitas é mais difícil de controlar o que está ou não a ser usado e aqui poderá entrar a função Agrupar as janelas do Finder. Esta função aparece no Menu Janela.
Imagem opção agrupar janelas no macOS Catalina
O resultado, como referido em cima, irá ser uma janela com vários separadores. Atenção que, se de alguma forma quiser voltar a ter uma destas janelas fora do grupo, basta clicar no separador e arrastar para fora.
Imagem opções do Finder
Simples, verdade? Mas há muito mais para poder melhorar nesta questão de personalizar o Finder. Estas são apenas algumas das muitas opções que esta fantástica ferramenta permite. Em breve abordaremos outras, mais específicas.
Fonte: Pplware.