28 de jun. de 2020

Novos Macs com ARM vão tornar mais difícil a instalação do Windows

De acordo com as informações que vão sendo conhecidas, a Apple tem planos para lançar um Mac com processador ARM já no próximo ano. Assim, 2021 marcará a reviravolta nos processadores da marca de Cupertino. No entanto, há más notícias para os utilizadores Mac que instalavam também o Windows na sua máquina. Com a inclusão dos novos ARM, não vai ser possível ao consumidor fazer Boot Camp e correr o sistema operativo da Microsoft.
Provavelmente já ouviu dizer que os Macs são a melhor máquina para correr Windows, mas isso poderá deixar de fazer sentido.
Imagem de um MacBook Air com Windows 10

Windows no Mac? Agora vai ser mais complicado!

Se enquanto utilizador do Mac gosta de ter também instalado o Windows, saiba que essa tarefa vai ficar mais complicada de realizar com as futuras máquinas da Apple. Normalmente uma das formas de instalar o sistema operativo da Microsoft nas computadores da maçã é através do Boot Camp. Esta ferramenta vem incluída no sistema da Apple e permite que os utilizadores instalem o Windows nos computadores Mac com processador Intel.
No entanto, com a migração para os processadores ARM da Apple, vai ser mais difícil instalar o Windows nos novos Macs.
Segundo várias informações, também do lado da Microsoft, o processo vai sofrer obstáculos. Isto porque a empresa apenas vende a versão ARM do Windows 10 a fabricantes e não ao consumidor final. Conforme foi dado a saber por um porta-voz da Microsoft:
A Microsoft apenas cede licenças do Windows 10 ARM a OEMs [Original Equipment Manufacturer]
Questionado pelo site The Verge sobre a possibilidade de alteração desta política para que o Windows 10 possa ser instalado nos Macs com ARM, o porta-voz disse nada mais ter a declarar sobre o assunto.
Apesar de a Apple não mencionar o fim do suporte para Boot Camp no WWDC, mais tarde isso foi referido por Craig Federighi, vice-presidente sénior de engenharia de software da Apple, no podcast Daring Fireball:
Não iremos inicializar diretamente um sistema operativo alternativo.
A virtualização é o caminho. Essas máquinas virtuais podem ser muito eficientes, então a necessidade de direcionar a inicialização não deve ser realmente a preocupação.

Sendo assim, cabe ao utilizador escolher outra forma de correr o Windows nos Macs. No entanto, ferramentas de virtualização como VMWare ou Parallels vão também precisar de ser adaptadas pelos programadores para conseguirem funcionar nas máquinas com processador ARM.
Fonte: Pplware.