1 de nov. de 2021

App Tracking Transparency da Apple terá custado 10 mil milhões às redes sociais

 Quando lançou o iOS 14 a Apple tinha uma novidade para os utilizadores e a sua privacidade. A empresa incorporou nesta versão a App Tracking Transparency, que obrigava as aplicações a pedir aos utilizadores algumas autorizações.

Estas focavam-se na recolha de dados, que assim ficavam nas mãos dos utilizadores. Claro que isso teve impacto nas receitas e obriga as redes sociais a mudarem a sua estrutura. O custo desta funcionalidade foi agora contabilizado e o valor é elevado.

Apple redes sociais Facebook privacidade

Não tem sido pacífica para as redes sociais e outras plataformas a adaptação à App Tracking Transparency. Estas tinham nos dispositivos móveis uma forma simples de recolha de dados, que convertiam depois em informação para publicidade.

A Apple terminou com esta prática, dando aos utilizadores a possibilidade de autorizar ou não esta recolha. As trocas de argumentos foram acessas, mas a Apple manteve-se forme e a App Tracking Transparency é hoje uma certeza.

Claro que o impacto desta medida foi elevado, tendo sido agora quantificado. Segundo um estudo do jornal The Financial Times, custo desta medida nas redes sociais e outras plataformas terá atingido já o valor de 10 mil milhões de dólares.

Do que é referido, o Facebook terá sido o que mais foi impactado com a App Tracking Transparency. Claro que o Snapchat, Twitter e o YouTube também viram o impacto ser elevado. No caso do primeiro, por ter apenas solução nos smartphones, o impacto foi também elevado.

É ainda revelado que este valor deverá crescer ainda mais. A necessidade de adaptação a esta nova realidade vai levar a que as plataformas tenham de criar novos mecanismos, tendo de reinventar as suas ferramentas de recolha de dados, tendo de os produzir do zero em alguns casos.

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Além da criação destes novos mecanismos, estes devem depois ser testados e avaliados antes de serem entregues aos programadores. Estima-se que apenas dentro de um ano estas soluções vão poder estar prontas para serem usadas em ambientes reais.

A solução pode passar por outros mecanismos, como uma aposta mais forte no Android e nos seus utilizadores. Há ainda a possibilidade de usar o sistema de publicidade da Apple, que está acessível a todos. A mudança que a App Tracking Transparency foi benéfica para os utilizadores, sendo agora visível o impacto real para as plataformas sociais.

Fontes: Pplware.