2 de mai. de 2022

Comissão Europeia acusa Apple de práticas antitrust por limitação do NFC ao Apple Pay

 As práticas anticoncorrenciais levadas a cabo pelas gigantes da tecnologia estão a ser constantemente analisadas e na União Europeia já valeram às empresas grandes multas e mudanças profundas na sua forma de funcionamento. Agora há desenvolvimentos no caso que envolve a Apple e o seu Apple Pay.

A Comissão envia declaração de objeções à Apple sobre práticas antitrust relacionadas com o Apple Pay.

Comissão Europeia acusa Apple de práticas antitrust por limitação do NFC no Apple Pay

A Comissão Europeia informou a Apple da sua visão preliminar relacionada com o abuso da sua posição dominante nos mercados de carteiras móveis em dispositivos iOS. Em causa, estão as limitações que a Apple impõe ao acesso de uma tecnologia padrão usada para pagamentos sem contacto com dispositivos móveis nas lojas, o conhecido NFC, à concorrência. 

A Comissão contesta a decisão da Apple de impedir que os criadores de aplicações de carteiras móveis acedam ao hardware e software necessários nos seus dispositivos, em benefício da sua própria solução, o Apple Pay.

A vice-presidente executiva Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência, disse:

Os pagamentos móveis desempenham um papel em rápido crescimento na economia digital. É importante para a integração dos mercados europeus de pagamentos que os consumidores beneficiem de um cenário de pagamentos competitivo e inovador. 

Temos indicações de que a Apple restringiu o acesso de terceiros à tecnologia-chave necessária para desenvolver soluções concorrentes de carteiras móveis nos dispositivos da Apple. 

Na nossa Declaração de Objeções, concluímos preliminarmente que a Apple pode ter concorrência restrita, em benefício da sua própria solução Apple Pay. Se confirmada, tal conduta seria ilegal de acordo com as nossas regras de concorrência.

Comissão Europeia acusa Apple de práticas antitrust por limitação do NFC no Apple Pay

Apple Pay será o único a garantir a segurança dos utilizadores Apple?

O Apple Pay é a própria solução da Apple para iPhones, iPads e Apple Watches, usada para permitir pagamentos móveis em lojas físicas e online. Há assim um ecossistema fechado que a Apple controla todos os aspetos da experiência do utilizador, incluindo bloqueio do acesso dos developers de soluções semelhantes.

A Comissão considera, numa fase preliminar, que a Apple detém um poder de mercado significativo no segmento dos dispositivos móveis inteligentes e uma posição dominante nos mercados das carteiras móveis.

Em particular, o Apple Pay é a única solução de carteira móvel que pode aceder à ligação NFC necessária no iOS.

Já a Apple, anteriormente, alegou que o limite do acesso a sistemas de pagamentos de terceiros é feito para aumentar a segurança dos utilizadores. Só através do seu sistema poderá impedir pagamentos fraudulentos através dos seus dispositivos.

Fonte: Pplware.