9 de mar. de 2023

Programa do Imposto de Renda 2023 está disponível para download


 O programa gerador do Imposto de Renda 2023 foi liberado para download pela Receita Federal nessa quinta-feira (09). Ele está disponível para quem precisa fazer a declaração, cujo prazo de entrega vai do dia 15 de março a 31 de maio.

Inicialmente o programa seria disponibilizado apenas no dia 15 de março – início do prazo. Entretanto, a Receita Federal anunciou que adiantaria a liberação para a data de hoje.

Assim como nos anos anteriores, o Programa IRPF 2023 tem versões para computador e dispositivos móveis. Se você vai usá-lo para fazer a declaração no PC ou no notebook, efetue o download na página da Receita Federal.

Na hora de baixar o arquivo, escolha a opção conforme o sistema operacional utilizado (Windows, Linux ou macOS) ou a alternativa “Multiplataforma”, que vem com um arquivo comprimido (.zip). Todas trazem o Java embutido, não exigindo mais a instalação à parte, exceto a versão zipada – neste caso, o usuário precisa tê-lo em sua máquina.

Já para declarar seus rendimentos no celular ou tablet é só baixar a versão atualizada do app Meu Imposto de Renda nas lojas Play Store(Android) e App Store (iOS). Há ainda a opção de fazer a declaração online, na página "Meu Imposto de Renda", acessada por meio do Portal e-CAC.

Declarações pré-preenchidas

A Receita Federal irá disponibilizar a declaração pré-preenchida apenas no dia 15 de março. O acesso será liberado para as pessoas que possuem conta no portal Gov.br com autenticação em duas etapas habilitada.

Essa modalidade, anteriormente disponível apenas para quem tinha certificado digital, traz a declaração preenchida previamente com base em informações já prestadas à Receita Federal por outros meios, cabendo ao usuário conferir os dados e fazer as alterações, se necessário, além de complementar o cadastro.

Além disso, fique de olho na fila de prioridade. Este ano, quem optar por esse meio de preenchimento ou desejar receber a restituição via Pix, serão contemplados primeiro.

Achou o conteúdo esclarecedor? Então, continue aqui no TecMundo e fique por dentro de tudo que acontece no universo de mercado e tecnologia!

Fonte: Tecmundo.