2 de ago. de 2021

Números não mentem e há mais provas de que a Xiaomi ultrapassou mesmo a Apple

 A informação não é nova, mas carecia de confirmação a vários níveis e de mais fontes. A Xiaomi passou a Apple no mercado dos smartphones, tendo mudado a forma como este está dividido e apontando as suas armas à Samsung.

Os primeiros dados mostravam que este cenário estaria já a acontecer, mas baseavam-se em estimativas iniciais e de apenas uma fonte. Os dados foram agora atualizados e, principalmente, surgem de mais fontes. Confirma-se assim que a Xiaomi ultrapassou mesmo a Apple.

Xiaomi Apple mercado smartphones mercado

O mercado dos smartphones tem estado mais calmo do que o normal. Foram vários os meses em que a pandemia limitou a oferta, ao mesmo tempo que os consumidores estavam restritos e sem acesso.

Agora que a recuperação já iniciou, as marcas começaram a reagir e isso é já visível. A análise do mercado, associada ao 2.º trimestre de 2021, mostra uma mudança importante. A tabela das marcas foi alterada e temos agora a Xiaomi a ocupar o lugar que até há pouco era da Apple.

Xiaomi Apple mercado smartphones mercado

Os primeiros dados foram avançados pela Canalys, entretanto ajustados, mas agora há novas fontes. Surgiram mais duas análises importantes de empresas independentes e que confirmaram o cenário que estava a ser avançado. A Apple terá mesmo perdido a sua posição para a Xiaomi.

A primeira fonte é a conhecida Strategy Analytics, que revelou os seus dados referentes ao 2.º trimestre de 2021. Aqui, a Xiaomi conseguiu crescer 85,3% face ao mesmo período de 2020, atingindo os 16,8%. Apple ficou abaixo com 15,1% e a Samsung está com 18,2% de quota de mercado.

Xiaomi Apple mercado smartphones mercado

A confirmar novamente este cenário de mudança está também a informação da Counterpoint Research. Neste caso a Xiaomi está com o segundo lugar na lista de marcas, com 53 milhões de unidades colocadas no mercado. A Apple ficou novamente abaixo, com 49 e a Samsung acima com 58 milhões de unidades.

Curiosamente, estas duas empresas de análise têm cenários distintos para o mercado, com crescimento e estagnação. Há ainda previsões para os próximos meses, com a chegada do novo iPhone e de novas proposta da Samsung. Será interessante como irá a Xiaomi e o mercado reagir a estas medidas naturais.

Fonte: Pplware.