7 de mai. de 2021

App Tracking Transparency da Apple: só 4% deram o OK para serem seguidos pelas apps

Era este número que o Facebook, assim como outras empresas tinham receio. Isto é, 96% dos utilizadores do iOS 14.5 solicitaram às aplicações que deixassem de seguir as suas atividades. Portanto, este recurso da Apple que saiu recentemente está de facto a mostrar que os utilizadores gostaram do sistema App Tracking Transparency (Seguimento).

Num estudo agora apresentado pela empresa Flurry, são apresentados números muito expressivos sobre privacidade no iOS.

Imagem do Instagram a pedir permissão ao abrigo do sistema App Tracking Transparency da Apple:

App Tracking Transparency vai ter impacto na publicidade

De acordo com novos dados da empresa de análise de aplicações Flurry, apenas 4% dos utilizadores do iPhone nos Estados Unidos optaram pelo seguimento das aplicações desde que a Apple lançou o sistema App Tracking Transparency como parte do iOS 14.5. Este número sobe um pouco quando se consideram os utilizadores internacionais – 11% dos utilizadores em todo o mundo permitem que as aplicações os monitorizem.

Até agora, as aplicações podiam contar com o Identifier for Advertiser (IDFA) da Apple para seguir os utilizadores para fins de segmentação e publicidade. Com o lançamento do iOS 14.5 esta semana, as aplicações móveis agora precisam solicitar aos utilizadores que atualizaram para o iOS 14.5 permissão para recolher dados de seguimento. Com taxas de aceitação baixas, como era esperado.

O Flurry Analytics, de propriedade da Verizon Media, é usado em mais de 1 milhão de apps móveis, fornecendo insights agregados em 2 mil milhões de dispositivos móveis por mês. Para este relatório, a Flurry atualizará todos os dias da semana às 10h do horário padrão do Pacífico a taxa de aceitação diária, bem como a parcela de utilizadores que as aplicações não podem pedir para seguimento (status ‘restrito’), tanto nos EUA quanto no mundo, para manter o utilizador informado sobre o lançamento do iOS de maior impacto no setor até hoje.

 

Utilizador quer travar publicidade no iOS

O sistema App Tracking Transparency, lançado com o iOS 14.5, é o novo recurso de privacidade da Apple que exige que as aplicações solicitem permissão para “vigiar” o utilizador.

Esta opção, que vem ativada de forma nativa, pode ser desligada pelo utilizador: Definições > Privacidade > Seguimento > desligar a opção Permitir pedidos de seguimento das aplicações. 

Aqui será desligada a opção para todos. Se o utilizador apenas quiser nalguns, à medida que vão sendo solicitados, ele pode desligar individualmente neste menu ou no pop up que é apresentado na app.

Imagem do novo sistema App Tracking Transparency da Apple

À medida que mais proprietários de iPhone atualizam para o iOS 14.5, começaremos a entender melhor a quantidade média de utilizadores que optam ou não pelo seguimento das apps. Assim, estes primeiros números mostram uma realidade provisória, mas muito assertiva face ao que vai acontecer.

A grande maioria das pessoas quer mais privacidade, quer ter confiança nalgum sistema.

Fonte: Pplware.