19 de ago. de 2022

Código sugere que Netflix baratinha com anúncios não deixará baixar vídeos


 A Netflix está correndo contra o tempo para implementar mudanças no seu

streaming, como o tão aguardado plano mais barato, com anúncios. Mas a

novidade deve ter uma contrapartida: assinantes desta modalidade podem

ser impedidos de baixar filmes e séries, para assistir offline. O bloqueio foi

encontrado pelo desenvolvedor Steve Moser, embutido no código do app.

Atualmente, qualquer assinante da Netflix, desde os pacotes mais básicos,

pode salvar conteúdos para assistir quando quiser em seu smartphone ou

tablet, mesmo sem conexão à internet. Mas isso pode mudar para quem

optar pelo plano com propaganda, que pode ser lançado ainda este ano ou

no início de 2023.

A nova polêmica surgiu a partir de um texto

escondido na estrutura do aplicativo para

iPhone (smartphone da Apple). Segundo

Moser, o conteúdo diz o seguinte:

"Downloads disponíveis em todos os planos,

exceto Netflix com anúncios".

O desenvolvedor ainda explica que o assinante

do pacote mais econômico poderá ter uma

experiência de configurações específicas.

Também está no código: "Só precisamos de

alguns detalhes para garantir que você receba

os anúncios mais relevantes na Netflix. Vai ser

muito rápido, prometemos".

Isso pode ser um balde de água fria para os assinantes quem quer pagar

menos, mas costumam usar o recurso de salvar filmes e séries

- por

exemplo, para acessar em momentos sem conexão ou não acabar com c

pacote de dados móveis do celular, como no trajeto para o trabalho, em

cidades com pouca cobertura, ou a até em viagens de avião.

Ainda não sabemos o quão mais barato será o novo formato com

propaganda, nem como ficará o preço das assinaturas já existentes do

streaming (básico, padrão e premium), sem anúncios

O site de notícias TechCrunch entrou em contato com a Netflix mas a

resposta foi vaga: "Ainda estamos nos primeiros dias para decidir como

lançar uma opção com preço mais baixo e suportada por anúncios e

nenhuma decisão foi tomada. Portanto, tudo isso é apenas especulação

neste momento", afirma um porta-voz.

Pacote com anúncios

A Netflix tem organizado uma sequência de medidas para se reestruturar

financeiramente. Com os novos concorrentes do mercado de streaming,

como Disney Plus, HBO Max e Apple TV, e com a perda de conteúdos de

peso, os números da companhia estão em constante queda nos últimos

meses.

Em julho deste ano, a Netlfix anunciou que perdeu quase um milhão de

assinantes. Atualmente, as ações da empresa estão valendo praticamente

metade do valor, se comparado com fevereiro deste ano.

Entre as mudanças de destaque, está a assinatura com intervenção de

anúncios. A empresa deu mais detalhes sobre o novo plano durante uma

conferência neste ano; o vice-presidente executivo, Ted Sarandos, afirmou

que o cronograma de publicidade dependerá do ritmo de conversão dos

assinantes para o pacote com propaganda.

Pelo jeito, a gigante do streaming começará lançando o plano econômico

"primeiro nos países que têm os mercados de anúncios mais maduros",

mas não entrou em detalhes de quais seriam. Sarandos também chegou a

confirmar que o novo pacote não deve incluir todo o conteúdo licenciado

do serviço, pois a Netflix ainda precisa negociar com as produtoras e

entender como ficaria a burocracia de oferecer conteúdos de terceiros,

como filmes e séries não-próprias, ao lado de divulgações pagas.

Fonte: Uol